Por que você deve utilizar um conversor de mídia para interligar redes ADSL


Por que você deve utilizar um conversor de mídia para interligar redes ethernet?
Conversores de mídia são equipamentos ativos de rede, aplicados em redes P2P (ponto à ponto) usados para conversão de sinais do meio elétrico (cobre) para meio óptico (fibra óptica). Isso significa que o sistema é capaz de receber luz por meio de fibra óptica e entregar sinais elétricos no padrão ethernet e vice-versa. Instalar um conversor de mídia para interligar redes ethernet é a melhor opção por diversos motivos, mas os principais são segurança e confiabilidade.
Eles geralmente possuem tecnologias Hot Swap e P​l​ug and Play, o que permite inserir ou trocar o equipamento sem a necessidade de alterar configurações e ainda possibilitam criar links redundantes em redes em anel por exemplo.
Outro ponto importante é que alguns modelos de conversor de mídia implementa a tecnologia WDM. Nesse caso, o conversor utiliza apenas uma fibra como meio de transmissão, já que um comprimento de onda transmite e outro recebe. A escolha por esse tipo de tecnologia vai depender da necessidade do provedor, mas a regra é que quanto maior a distância e a velocidade, maiores são os custos e portanto, maior a recomendação por um conversor de apenas uma fibra.
"A fibra óptica começou a ser utilizada como tecnologia de comunicação no final da década de 1980, quando o primeiro cabo intercontinental começou a operar. Ele ligava os Estados Unidos à Europa. Anos depois, os avanços da tecnologia possibilitaram novas aplicações para esses cabos até que eles chegassem a sua casa ou empresa."
Por que usar fibra óptica é melhor?
Considerando que vivemos uma época de avanços tecnológicos e de comunicação que exigem uma conexão com a internet e de alta qualidade, a fibra óptica aparece como a melhor opção devido a suas características.
Os cabos de fibra óptica são finos e flexíveis, portanto não há necessidade de realizar uma mudança na infraestrutura do local para instalação. São feitos de um material dielétrico (isolante), que é imune a pulsos eletromagnéticos, descargas elétricas e interferências causadas por outros aparelhos elétricos.
A fibra óptica amplia a banda larga, potencializando a velocidade da internet e a capacidade de encaminhamento de dados.
E mais, o alcance! Os cabos UTP (cobre) tem um alcance limitado de 90 a 100 metros. Já a fibra óptica pode atingir quilômetros sendo capaz de interligar continentes.


ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) é uma tecnologia de comunicação. O Asymmetric indica que a velocidade de download é maior que a velocidade de upload. Nesse modelo a comunicação é feita por meio de “pulsos elétricos”, que são afetados por campos magnéticos, eletricidade, entre outros fatores, diminuindo muito a qualidade do sinal.
Já a fibra óptica tem uma banda simétrica, ou seja, tem a mesma velocidade de upload e download. A comunicação é feita pela luz, sem sofrer interferência de campo magnético ou eletricidade, por isso a qualidade é muito superior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como surgiu a Telefonia